sábado, 10 de outubro de 2015

PET Odonto UFPR na Semana Acadêmica da UFRGS

Nos dias 06 a 09 de outubro de 2015 o petiano Júnior José Goettems participou da 47ª Semana Acadêmica de Odontologia - A Saúde em Benefício da População, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (SEMAC-UFRGS), que ocorreu em Porto Alegre/RS.O aluno participou de palestras oferecidas durante o evento, conheceu o campus de odontologia da UFRGS e apresentou trabalhos científicos durante o evento.





Os trabalhos apresentados foram na categoria pôster e tema livre, sendo respectivamente eles:
  • AVALIAÇÃO CITOLÓGICA DE LESÕES BUCAIS EM UM GRUPO DE ALTO RISCO PARA MALIGNIZAÇÃO ORAL. Autores: Júnior José GOETTEMS, Miriam Martins BUENO, Camila Pinheiro FURQUIM, Marta A. A. NUERNBERG, Cassius C. TORRES-PEREIRA.
  • EMINECTOMIA PARA TRATAMENTO DE LUXAÇÃO RECIDIVANTE DA ARTICULAÇÃO TÊMPOROMANDIBULAR. Autores: Júnior José GOETTEMS, Wanderley da Silva FÉLIX JUNIOR, Guilherme S. TRENTO, Delson COSTA, Nelson REBELATTO, Leandro Eduardo KLÜPPEL. 




A visita no campos foi acompanhada por uma aluna da graduação, a acadêmica Ana Paula Vicari. O petiano teve a oportunidade de conhecer toda a estrutura, incluindo as salas de aula, laboratórios de radiologia, patologia, materiais dentários e as  clínicas da universidade. Além disso, ele teve o entendimento de como funciona o serviço prestado pela UFRGS à comunidade.




A programação e as palestras da SEMAC estavam bem diversificadas. Levantamento de seio com utilização de Biomateriais; Protocolo no tratamento de pacientes portadores de fissura Lábios-palatinas; Cirurgia Bucomaxilofacial da infância a idade adulta foram algumas dos temas apresentados no evento. O tutor do PET odontologia UFPR, o professor Dr. Cassius Carvalho Torres Pereira, também esteve presente no evento, palestrando sobre Câncer da boca: o que precisamos fazer diferente?  veja programação completa: http://www.semacodonto.com.br/programacao.php

A troca de experiências e o conhecimento adquirido nesses eventos externos a UFPR, são de extrema importância para os graduandos, colaborando com a formação acadêmica, profissional e pessoal.