O grupo PET Odontologia da Universidade Federal do Paraná foi planejado, proposto e implantado por iniciativa do Prof. Cassius Torres-Pereira. O projeto foi aprovado através do Edital de número 05/2008 do Programa de Educação Tutorial do Ministério da Educação, Secretaria de Ensino Superior (MEC/SESu) tendo iniciado as atividades em janeiro de 2009.
Tem atualmente como participantes os seguintes graduandos em Odontologia da UFPR:
Currículos Lattes
Ex-petianos:
- Allana Pivovar
- Ana Beatriz Pinheiro e Silva
- Ana Carolina Fernandes Couto
- Bruna Fonseca
- Camila Pinheiro Furquim
- Camila Pereira Xavier
- Cleverson Patussi
- Cristianne Silva
- Daiane Aparecida da Silva
- David Pimenta Pardim
- Danielle Liêda Cunha Fróes
- Elise Alves de Miranda
- Franciele Cardoso Iaschitzki
- Gabriela Amanda de Sousa
- Gabriela Costa Marin
- Giselle Emilãine da Silva Reis
- Gisele Marchetti
- Higor Araújo de Almeida
- Isabella Pontes Becker
- Ivy de Souza Cardozo Rodrigues
- Jéssica Gomes Moraes
- Jullyana Mayara Preizner Dezanetti
- Júnior José Goettems
- Kauane Karoline Prossak
- Laura Grein Cavalcanti
- Letícia Fontanella Fernandes
- Lisa Yurie Oda
- Maíra Marqui Canal
- Marcelo Cho
- Maria Clara Chaves Monteiro da Gama
- Miriam Martins Bueno
- Mariesa Stankiewicz Barbosa
- Marina Serenato
- Marta Aparecida Alberton Nuernberg
- Maxwelli Fernanda Tauchert
- Mayra Salgado Malucelli
- Natali Leidens
- Natália Amanda Gomes
- Nayara Flores Macedo
- Patrícia Kochany Felipak
- Paula Dresch Portella
- Rafaella Bom dos Santos Hochuli
- Raquel Lachowski
- Sabrina Elis Kubaski Vicari Aguiar
- Suelen Caroline Rodrigues
- Thaís Spisila
- Thayana Salgado de Souza Leão
- Vitor Eidi Arima
Tutor: Professor Cassius Torres-Pereira
Iniciativa de formação do grupo A proposta do grupo PET veio ao encontro de um momento de modificação importante do projeto político pedagógico do Curso de Odontologia da UFPR. Um dos mais antigos e tradicionais centros de graduação odontológica do Brasil caracteriza-se historicamente como uma escola de boa formação profissional técnica, mas com necessidade de incremento da oferta de atividades de pesquisa e extensão. A proposta de grupo PET configura-se como oportunidade ímpar para consecução da integração ensino, pesquisa e extensão nesta unidade de ensino.
Diferenciais da proposta Propõe uma sistemática de ampliação e, mais importante, de oferta regular de projetos de ensino, pesquisa e extensão que estejam inseridos e em forte consonância com as Diretrizes da Política de Saúde Bucal do Ministério da Saúde (MS) que, notadamente nos últimos anos, colocou em evidência a Odontologia como campo de atuação e intervenção do poder público não apenas na atenção primária em saúde, como também na média e alta complexidade. A proposta contempla um esforço de inclusão e discussão de conteúdos de pouca inserção na formação odontológica tradicional. Almeja discutir e propor novos projetos que visem a implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Odontologia. A formação odontológica nos centros de graduação brasileiros, continua excessivamente vinculada a um modelo de assistência em saúde individual, notadamente voltado à prática profissional particular, também denominada de “Odontologia de mercado”.
Para entender um pouco mais sobre o Programa de Educação Tutorial:
- Artigo do economista e colunista da revista Veja, Claudio de Moura Castro, idealizador do PET
- Manual de Orientações Básicas do PET, documento do Ministério da Educação
- O Programa de Educação Tutorial (PET): Formação Ampla na Graduação. Dissertação de Mestrado de Maria da Graça M.B. Martin