terça-feira, 13 de outubro de 2015

IX JOPARPET - Jornada Paranaense dos Grupos PET


A IX Jornada Paranaense dos Grupos PET (JOPARPET) - “O Petiano na construção da Universidade” - aconteceu nos dias 10,11 e 12 de outubro em Maringá - PR.

O evento foi organizado pelos grupos PET da  Universidade Estadual de Maringá(UEM) e teve como objetivo a troca de experiencias entre os grupos, realizando discussões sobre o Programa de Educação Tutorial. Entre os grupos da UFPR estiveram presentes - PET Odontologia, PET  Engenharia Química, PET Engenharia Civil, PET Geologia, PET Farmácia, PET Engenharia da Computação, PET Engenharia Elétrica, PET Floresta, PET História e PET Direito. 




No primeiro dia da jornada, houve o credenciamento dos alunos, realização das oficinas culturais e a abertura oficial do evento. Nesta, estiveram presentes o reitor Mauro Luciano Baesso, a pró-reitora Ana Tiyomi Obara, Débora Cristina Baldoqui - coordenadora geral do evento e Guilherme Agostine Pereira - o representante discente da região sul. A palestra de abertura “O PET, o PNE (2014-2024) e algumas reflexões sobre "o campo acadêmico e a internacionalização da educação superior” foi realizada pelo professor  Mário Luiz Azevedo. A cerimonia foi encerrada com uma apresentação do grupo Fogança, que mostrou a música e dança paranaense além de outros ritmos da cultura brasileira.






No segundo dia do evento, ocorreram os GDTs -  grupos de discussão e trabalho, que possibilitam a discussão entre os petianos e tutores, resultando em sugestões e encaminhamentos para a Assembleia Geral.


Nesse ano, os temas abordados nos GDTS foram: Políticas e Legislação do PET; Renovação Tutorial no PET; Acompanhamento institucional e avaliação do PET; Interpet: integração, atribuições, desafios; e inserção institucional e Formação petiana e sua relação com a universidade, sociedade, atuação profissional e cidadania. 
No período da tarde, do dia 11, aconteceu o encontro de Petianos e o de Tutores, que tem como objetivo debater sobre os problemas e desafios do programa; o Encontro por áreas – momento de encontro de cursos da mesma área possibilitando a troca de experiências – em que cada grupo teve que relatar um projeto que envolve a tríade, destacando os pontos positivos e as dificuldades para realizar, a maneira de discussão sobre os documentos que regulamentam o programa, a forma de avaliação das atividades (ao preencher o relatório anual) e uma conversa com um egresso há 10 anos do PET Odontologia UEM.



O último dia do evento aconteceram as apresentações de trabalhos, nas quais os grupos puderam expor suas atividades e projetos por meio de painéis e relatos dos petianos. 





O PET Odontologia apresentou seguintes trabalhos: 
 - Educação em saúde bucal para o deficiente intelectual. Autores: Miriam Martins Bueno*; Camila Pereira Xavier; Daiane Aparecida da Silva; Danielle Liêda Cunha Fróes; Franciele Cardoso Iaschitzki; Giselle Emilãine da Silva Reis; Higor Araújo Almeida; Jéssica Gomes Moraes; Jullyana Mayara Preizner Dezanetti; Júnior José Goettems; Kauane Karoline Prossak; Nayara Flores Macedo; Patricia Kochany Felipak; Paula Dresch Portella; Suelen Caroline Rodrigues; Cassius Carvalho Torres-Pereira.
Protagosnismo na formação acadêmica: consolidação do circuito PET - PET Odontologia UFPR. Autores: Nayara Flores Macedo*,  Camila Pereira Xavier; Daiane Aparecida da Silva; Danielle Liêda Cunha Fróes; Franciele Cardoso Iaschitzki; Giselle Emilãine da Silva Reis; Higor Araújo Almeida; Jéssica Gomes Moraes; Jullyana Mayara Preizner Dezanetti; Júnior José Goettems; Kauane Karoline Prossak; Patricia Kochany Felipak; Paula Dresch Portella; Suelen Caroline Rodrigues; Cassius Carvalho Torres-Pereira.


No dia 12, ocorreu a Assembleia Geral que discute as sugestões e encaminhamentos dos GDTS, sendo aprovados ou não pelos petianos e tutores. Os organizadores também divulgaram a universidade que sediará a X JOPARTPET; a UTFPR de Pato Branco.