segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Palestra Barco Sorriso


No dia 11 de agosto, a fundadora do projeto Barco do Sorriso, Lorayne Claudino, juntamente a outros participantes vieram até a UFPR para contar sobre o surgimento e funcionamento da iniciativa. Tal projeto é realizado nas comunidades, de difícil acesso, no interior litorâneo do Paraná. 


Lorayne, advogada, contou que a ideia surgiu em uma visita a comunidade do Parque Nacional do Superagui. Relatou que ao levar presentes de natal às crianças,  com um grupo de pessoas, observou que muitas delas tinham algum problema bucal.  Inicialmente, ela entrou em contato com amigos dentistas para explicar a situação daquela população e em pouco tempo o projeto se concretizou, tendo início em novembro de 2013. A primeira visita contou com 20 voluntários, sendo que quatro deles eram dentistas; Com doações dos participantes e de amigos, atenderam um total de 60 crianças. A terceira ação, realizada nos dias 3 e 4 de agosto deste ano, contou com 40 voluntários. Além de dentistas, participaram veterinários, sociólogos e psicólogos, para avaliar e entender as dificuldades do local. 
Segundo relatos, a união de voluntários desconhecidos trabalhando em prol das comunidades com menor acesso ao serviço de saúde, traz força e motivação ao grupo e consequentemente ao projeto Barco do Sorriso. Além disso, relatou-se também a experiencia enriquecedora na vivência entre os participantes e os habitantes das comunidades. As pessoas, a cultura, a simplicidade e o cenário de belezas naturais também encantam os participantes.  
O projeto visa ampliar as atividades de apoio às comunidades, levando mais atendimentos, tanto odontológicos quanto médicos, dando orientações educacionais e culturais. Vale ressaltar que o grupo de voluntários busca a melhora da saúde bucal e qualidade de vida como um todo, sempre respeitando as diversidades e sem afetar os costumes ou a cultura local.