segunda-feira, 6 de agosto de 2018

PET ODONTOLOGIA + Projeto Mãos Solidárias




Iniciando o semestre melhor maneira possível, o nosso grupo, a convite do Projeto Mãos Solidárias, participou de uma ação beneficente em prol da Comunidade São Pedro, situada na área rural a 80 km do centro do município de Campo Largo.
O Projeto Mãos Solidárias é idealizado e coordenado pela residente da cidade de Campo Largo, Rita Gequelim, a qual vem desenvolvendo inúmeras atividades na comunidade. Dentre elas, ações como doação de brinquedos, livros e ensino da Técnica de crochê (Projeto Tecendo Novo Horizonte).
Nenhum texto alternativo automático disponível.
                                         
O PET Odontologia UFPR , no dia 04/08, participou pela segunda vez de um evento na Comunidade. As integrantes do grupo organizaram uma palestra, seguida de dinâmica, que contou com orientação de higiene e dieta, cárie e doença periodontal, hábitos deletérios, próteses, saúde bucal para gestantes, autoexame, IST's (Infecções Sexualmente Transmissíveis) com manifestações bucais e como os pais deveriam auxiliar na higienização dos filhos.



                                
O grupo também contou com uma aluna voluntária do curso de Odontologia, Alana Silveira, que desempenhou um papel de grande importância nas atividades programadas.


Pet Odontologia, diretora da Escola, Alana, Rita e Paula Dresch (ex-petiana)


Mais uma vez, estar na Escola de Campo São Pedro foi gratificante e enriquecedor. Tantos os alunos, como as mães, puderam aprender e se divertir, além de ser uma atividade  engrandecedora, pois reforçou a formação humana e acadêmica junto a uma comunidade que tem pouco acesso a informação e auxílio.
Agradecemos à Rita e o Projeto Mãos Solidárias pelo convite! Nosso MUITO OBRIGADA à Escola de Campo São Pedro por serem tão receptivos e pelo enorme carinho.




4º Congresso Paranaense de Saúde Pública/Coletiva

O 4º Congresso Paranaense de Saúde Pública/Coletiva ocorreu de 18 a 20 de julho de 2018 em Curitiba na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e teve como objetivo contribuir para a expansão e a qualificação da saúde no Paraná, propiciando oportunidade para os participantes aprofundarem seus conhecimentos, aprimorarem competências e discutirem as temáticas prioritárias de saúde do Estado inseridas na política do Sistema Único de Saúde (SUS).
O evento contou com várias palestras e conferências na área da Saúde Coletiva com discussões que englobaram diversos profissionais da saúde, visando à integração multiprofissional na atenção básica em saúde, como recomenda um dos princípios básicos do SUS.
A petiana Gabriela Amanda de Sousa desfrutou de toda programação proposta nos dias de congresso, inclusive da 2ª Mostra de Vivência Região Sul "Saúde é Meu Lugar" e do Minicurso Resistência Antimicrobiana e Controle de Infecção coordenado pelo Prof. Dr. Marcelo Pillonetto.
A Gabi ainda marcou presença no Congresso com a apresentação de dois trabalhos científicos:
-"Práticas Integrativas sob a ótica da fitoterapia aplicada á Odontologia"
Autores: Gabriela Amanda de Sousa, Sara Aparecida Mota, Prof. Dr. Rodrigo Noll Gonçalves , Prof. Dr. Eduardo Pizzatto, Profª. Dra. Marilene da Cruz Magalhães Buffon
-"Processo de elaboração de um manual com orientações sobre uso de plantas medicinais e o risco do uso associado de plantas com medicamentos"
Autores: Gabriela Amanda de Sousa, Prof. Dr. Rodrigo Noll Gonçalves, Sara Aparecida Mota, Profª. Dra. Marilene da Cruz Magalhães Buffon.
Ambos foram orientados pela Profª. Dra. Marilene da Cruz Magalhães Buffon - docente do curso de Odontologia da UFPR (Departamento de Saúde Comunitária) e coordenadora da equipe de Odontologia na Residência Multiprofissional na Estratégia de Saúde da Família da UFPR. Além de ser relevante pesquisadora na área de práticas integrativas do SUS e políticas de funcionamento deste.
Parabéns Gabi pelas apresentações e por representar com maestria todo o grupo PET Odontologia UFPR!