quarta-feira, 8 de novembro de 2017

14º Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade ( CBMFC)

Neste último feriado, entre 02 e 05 de novembro a Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade organizou em Curitiba-PR, o 14º CBMFC, que aconteceu nas instalações da ExpoUnimed/Universidade Positivo. O evento contou com cerca de quatro mil inscritos, oriundos de todas as regiões do país, sendo destes  1500 alunos de graduação. O tema deste ano foi Atenção Primária, acesso e cuidado centrado na pessoa.
Gabriela e Danielle 

Dentre as atividades propostas, além de conferências, o evento contou com oficinas, mesas redondas, temas de atualização clínica, pain talks e rodas de conversa
As petianas Gabriela Sousa e Danielle Froes participaram do Congresso e compartilharam com o grupo que este foi de grande importância para sua formação humana e social, além de atualizações que serão excelentes na prática clínica para melhor cuidado ao paciente. Ressaltaram que outros profissionais da área da saúde estiveram presentes como congressistas e como palestrantes e foram acolhidos de forma significativa pelos médicos de família. Além disso, foi parabenizada a organização do evento, que abordou temas delicados como luto, saúde mental, sistema prisional brasileiro, populações vulneráveis, das mais diversas formas,sendo estas intimistas e que permitiam o debate entre os participantes.

As alunas também contribuíram com o evento ao submeterem seus trabalhos na categoria de Poster digital:

Gabriela: Avaliação quanto ao risco do uso de plantas medicinais com medicamentos alopáticos
Danielle: A interferência na rotina dos responsáveis de pré-escolares com dor/desconforto dentários e Utilização dos Serviços Odontológicos por pré-escolares no Município de Campo Magro-PR.



Grande Auditório: onde ocorreram as conferências, em sua maioria de palestrantes internacionais
Palestra: A desprescrição na Atenção Primária - Palestrante: Maria Sofia Cubas Fuentes (Peru)


Dessa forma, as petianas puderam aperfeiçoar o conhecimento em Atenção Primária num intercâmbio com os princípios e fundamentos presentes na Medicina de Família, além de compartilhamento de experiência com o grupo, em que possamos aprimorar nossas próprias atividades.