sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Encontro dos PETs Odontologia

        Durante a 31° Reunião Anual da SBPqO em Águas de Lindóia/SP ocorreu o Encontro de PETs Odontologia, contando com 20 petianos  e 5 tutores. O encontro foi organizado pelo grupo PET Odontologia UFPR, estando presentes o tutor Cassius Torres Pereira e os petianos Ana Carolina F. Couto, Franciele Cardoso Iaschitzki, Gisele Marchetti, Miriam Martins Bueno, Patricia Kochany Felipak e Suelen Caroline Rodrigues.  Estiveram também presentes os tutores Eloi Dezan JR (PET Odonto FOA), Josué Martos (PET Odonto UFPel),  Linda Wang (PET Odonto FOBUSP) e Vera Mendes Soviero (PET Odonto UERJ), e os petianos da UERJ, UFVJM e UFPel. 



Como pauta a reunião teve os seguintes pontos: 
- Intercambio entre PETs; 
- Custeio do MEC; 
- Unificação ou dissociação das atividades de ensino, pesquisa e extensão
- Como diversificar a cara do PET sem ter a influência da linha de pesquisa do tutor; 
- Opção de ter alunos não-bolsista envolvidos com PET; 
- A questão dos petianos ao retornarem do intercambio
- Processos seletivos: prova de inglês, o currículo anterior a universidade dos candidatos e a defesa do projeto coletivo do grupo adversário; 
- Necessidade de encontros semestrais dos PETs Odontologia por meio de vídeo conferências.
A conclusão principal do encontro foi que apesar do mundo tecnológico em que vivemos ainda existe a necessidade de encontros físicos para reaflorar a dinâmica entre os grupos de petianos. O próximo encontro ficou indicado ao grupo UFPel e foi sugerido como tema de pauta o processo seletivo (ponto em que houve muita troca de idéias ao final da reunião). Também foram encaminhados a todos os PETs uma lista dos e-mails para contatos posteriores. Agradecemos a todos os grupos presentes e esperamos que ano que vem possamos ampliar as discussões com mais membros dos PETs do Brasil. Foi uma experiência enriquecedora.