segunda-feira, 28 de abril de 2014

InterPET pré SulPET

Neste último sábado, dia 26 de abril, ocorreu o InterPET pré-SulPET. Os petianos puderam discutir nos GT's (Grupos de Trabalho) diversas questões importantes para o programa. As discussões geraram encaminhamentos, os quais foram muito objetivos e  certamente trarão benefícios ao Programa. Estes serão levados ao SulPET, que ocorrerá em Joinville nos dias 1 a 3 de maio deste ano. 
Os encaminhamentos gerados no SulPET serão levados ao ENAPET (Encontro Nacional dos Grupos PET) em Santa Maria, do dia 28 de julho a 02 de agosto de 2014.
Blog do CEPET



GT1: Marco Legal 

Encaminhamento 1: Inclusão de parágrafo único no Art. 20º (Portaria MEC 976/10, alterada pela 343/13): Em caso de não atendimento das condições acima, as situações discutidas internamente podem ser levadas ao CLAA para serem avaliadas e obter parecer. 
Encaminhamento 2: Que no ENAPET tenha no início da assembleia um espaço para que a CENAPET exponha o balanço político e relato das atividades desenvolvidas durante o período entre ENAPETs e a proposta de planejamento para o próximo ano. 
GT2: Avaliação PET 
Encaminhamento 1: Cobrar da SESu a definição e a publicação da metodologia de avaliação que a Comissão Nacional de Avaliação fará dos CLAAs de cada IES. 
Encaminhamento 2: Definir que os relatórios e planejamentos sejam enviados somente para o CLAA, sem a obrigação de enviá-los também através da plataforma SIGPET.
GT3: Mobilização e Organização Política 
Encaminhamento 1: Encaminhar à CENAPET pedido de reformulação da comunicação, para que seja mais fácil buscar informação. (i) Atualizar o blog da CENAPET: divulgando melhor a composição da comissão e qual a função exata de cada membro, organizando os documentos de forma mais prática de procurar no blog, também divulgando as ações e resultados da CENAPET. (ii) Que a CENAPET crie uma lista com e-mails de contato dos grupos PET e repasse informações a estes, assim como faz para a lista de e-mails de tutores. (iii) Sugerir que a CENAPET construa um formulário (estilo Google Docs) para centralizar as reclamações/informações (atraso de 
bolsas, verba de custeio, avaliação do CLAA, contato com o MEC) e gerar relatórios que embasem as reivindicações feitas ao MEC (semestral). 
Encaminhamento 2: Eleger as duas próximas sedes do SulPET para ajudar a reduzir os problemas de organização do evento.

GT4: Reunião do CLAA 
Encaminhamento 1: Ações de modificação na política do MEC devem divulgadas com antecedência de 1 ano.