Páginas

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Os desafios das ACS

"Ser agente comunitário de saúde é, antes de tudo, ser alguém que se identifica, em todos os sentidos, com a sua própria comunidade, principalmente na cultura, linguagem, costumes; precisa gostar do trabalho. Gostar, principalmente, de aprender e repassar as informações, entender que ninguém nasce com destino de morrer ainda criança ou de ser burro". (Agente Comunitária de Saúde – Recife, Brasil, 1991, p.6)

"Acredita-se que por serem (os agentes) pessoas do povo, não só se assemelham nas características e anseios deste povo, como também preenchem lacunas, justamente por conhecerem as necessidades desta população. (...) (Ser agente de Saúde) É ser a ponte entre a população e os profissionais e serviços de saúde". (Dirigente da Fundação Nacional de Saúde, Brasil, 1991, p.5)



No dia 24 de agosto de 2011 iniciaram-se as atividades do PET Odontologia e Farmácia junto à Unidade Básica de Saúde (UBS) Sambaqui.
O primeiro encontro contou com a colaboração do PET Farmácia que abordou conceitos básicos sobre o uso de medicamentos.
A proposta foi capacitar as Agentes Comunitárias de Saúde (ACS) através de atividade lúdica, que conscientizou as mesmas sobre os temas de automedicação e interação medicamentosa, tarja preta e tarja vermelha, diferenças entre genérico, similar e referência, armazenamento e descarte de medicamentos.
A próxima atividade, de responsabilidade do PET Odontologia, está prevista para o dia 31 de agosto e abordará a "Saúde Bucal em gestantes".

Material produzido pelo PET Farmácia - "Conheça mais sobre os medicamentos"